Didática do Ensino Superior

OBJETIVOS

Objetivos Gerais:formar docentes para atuar no ensino superior, numa sociedade de incertezas, em que as tecnologias de informação e comunicação provocaram uma verdadeira revolução e a cultura escolar sofre profundas mudanças, fornecendo metodologias de caráter prático-teórico para os que pretendem atuar neste nível de ensino, bem como criar condições de efetiva troca de experiências; formar profissionais de diversos campos do conhecimento, capazes de produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico no campo educacional.

Objetivos específicos: refletir sobre o ensino superior brasileiro e suas mudanças ao longo do tempo;
entender o novo momento da sociedade, em que a inclusão social se tornou obrigatória para o desenvolvimento de uma cidadania pro ativa; capacitar para atuação na educação superior; qualificar para a carreira do magistério no ensino superior, colaborando para a formação de profissionais para os que nele desejam trabalhar; instrumentalizar para a utilização de metodologias inovadoras; sensibilizar para o desenvolvimento de ações que favoreçam a inclusão;
Introduzir e vivenciar o mundo da cultura, da ciência e da arte; e desenvolver posturas investigativas frente às questões que ocorrem no cotidiano escolar.

Informações

O educador, na sua função de formador, com múltiplas funções nas relações humanas constitui um profissional que necessita ser dotado de sensibilidade para um desempenho eficiente e eficaz.
O programa aborda a formação do docente para o ensino superior centrado nas necessidades de uma sociedade contemporânea num mundo de incertezas, e de avanços tecnológicos que requerem novos saberes, competências e habilidades nas tecnologias de informação e comunicação, no trato com a diversidade humana permeada pelo espírito humanista, própria de sua formação.
Um projeto em que o ensino superior seja entendido não só como informador, mas como formador de uma cidadania pro ativa.

• Área: Educação Superior
• Início das próximas turmas em 2018
• Coordenação:
• Duração: 3 semestres
• Periodicidade: Sábados – integral – das 8 às 17h
• Carga horária: 360 horas
• Vagas: Mínimo de 30 alunos para formar turmas
• Unidades: Imirim

Público Alvo

• Profissionais graduados (bacharéis ou licenciados) nas diferentes áreas do conhecimento que desejam atuar no ensino superior.

O profissional egresso do curso deve apresentar características que possibilitem:

• a reflexão sobre a realidade educacional brasileira, relacionando com seus condicionantes históricos, filosóficos, políticos, sociais e econômicos;
• o entendimento do cotidiano da universidade e das relações que ocorrem no seu interior;
• o exercício da docência com competência, criatividade e autonomia;
• o estabelecimento de relações entre a teoria e a prática propiciando a transposição didática;
• a utilização dos recursos tecnológicos na docência;
• a compreensão da diversidade do povo brasileiro, possibilitando a inclusão de todos; e
• o aprimoramento constante, por meio da formação continuada, buscando novos conhecimentos na área.

MATRIZ CURRICULAR

Em breve