Filosofia

Telefones:

(11) 3230.1169 ou ou 2738-4250

OBJETIVOS

O curso de Filosofia da Mozarteum tem como objetivo oferecer ao estudante a possibilidade de:

•Desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política;
•Desenvolver a capacidade de formular e propor soluções a problemas, de um modo específico filosófico;
•Desenvolver a capacidade de análise, interpretação e comentário de textos teóricos, dentro dos rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica;
•Favorecer a compreensão da importância das questões acerca do sentido da significatividade da própria existência e das produções culturais;
•Promover a integração necessária entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como o agir pessoal e político;
•Relacionar o exercício da crítica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.
Coordenador – Janete de Andrade Sartori

Portaria – Portaria ministerial nº 202, publicada no D.O.U. em 02 de junho de 2016.

Informações

• Início das próximas turmas: Janeiro de  2017
• Coordenação: Janete de Andrade Sartori
• Duração: 03,5 anos (7 semestres)
• Periodicidade: Noturno
• Carga horária: 7680 h
• Vagas: 80
• Reconhecimento: Portaria ministerial nº 202, publicada no D.O.U. em 02 de junho de 2016.
• Unidades: Imirim

Perfil do Profissional

O Curso de Licenciatura em Filosofia visa gerar no seu egresso as seguintes competências e habilidades:

•Ter capacidade para analisar, interpretar e comentar os principais textos filosóficos, com o rigor e a clareza da metodologia da pesquisa filosófica.
•Ser capaz de formular problemas filosóficos e de buscar respostas a eles nas diversas áreas de conhecimento, mantendo aberto o diálogo com as diversas tendências filosóficas atuais.
•Ser capaz de estabelecer o diálogo entre as diversas correntes filosóficas.
•Compreender a prática filosófica e sua razão de ser.
•Saber articular as questões filosóficas com a esfera da ciência, da arte, da política e da cultura.
•Ter competência para trabalhar didaticamente os conteúdos curriculares mais importantes e significativos da filosofia de forma criativa e rigorosa.
•Reconhecer a importância das questões acerca do sentido da existência humana e do papel da filosofia no meio social, histórico e cultural.
•Ser capaz de criar, planejar e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio.
•Ter competência para construir criativamente diferentes procedimentos de comunicação dos conteúdos, elegendo os mais adequados considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características dos próprios conteúdos.
•Ter competência para analisar, produzir e utilizar materiais e recursos didáticos, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações para a organização do trabalho, estabelecendo uma relação de confiança com os alunos.
•Ser capaz de criar conceitos novos em filosofia.

Corpo Docente

• Amir Aparecido dos Santos
• Any Marise Ortega
• Aracelia Bonfim Alves Pereira
• Celia Magalhaes de Souza
• Edemir Antunes Filho
• Fabio Cardoso dos Santos
• Gisele Bischoff Gellacic
• Glaucio Adriano Zangheri
• Janete de Andrade Sartori
• Karleno Marcio Santos Oliveira
• Marcos Henrique Repa
• Maria Inês de Freitas Custódio
• Roberta Silva Nunes de Oliveira

MATRIZ CURRICULAR

• 1 º Semestre
História da Filosofia Antiga
Introdução à Filosofia
Língua Portuguesa
Psicologia
Prática de Ensino I
Atividades acadêmico-científico-culturais I
Carga horária: 390 horas

• 2 º Semestre
História da Filosofia Medieval
Lógica
Metodologia Científica
Psicologia da Educação
Prática de Ensino II
Atividades acadêmico-científico-culturais II
Carga horária: 390 horas

• 3 º Semestre
Didática
História da Filosofia Moderna I
Filosofia da Educação
Filosofia da Ciência
Prática de Ensino III
Atividades acadêmico-científico-culturais III
Carga horária: 360 horas

• 4 º Semestre
Teoria do Conhecimento
História da Filosofia Moderna II
Metodologia da Pesquisa Filosófica
Metafísica I
Prática de Ensino IV
Atividades acadêmico-científico-culturais IV
Estágio Supervisionado I
Carga horária: 490 horas

• 5 º Semestre
Antropologia Filosófica
História da Filosofia Contemporânea I
Metafísica II
História da Educação Brasileira I
Prática de Ensino V
Estágio Supervisionado II
Atividades acadêmico-científico-culturais V
Carga horária: 490 horas

• 6 º Semestre
Ética
História da Educação Brasileira II
História da Filosofia Contemporânea II
Trabalho de Conclusão de Curso I
Prática de Ensino VI
Estágio Supervisionado III
Atividades acadêmico-científico-culturais VI
Filosofia da Arte
Carga horária: 562 horas

• 7 º Semestre
Políticas Educacionais
Filosofia da Religião
Filosofia Politica
Filosofia da Linguagem
Trabalho de Conclusão de Curso II
Prática de Ensino VII
Libras
Estágio Supervisionado IV
Tópicos Especiais de Filosofia
Atividades acadêmico-científico-culturais VII
Carga horária: 516 horas

Estágio Supervisionado: 400 horas
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: 72 horas
Carga horária total do curso: 3228 horas