Pedagogia

Telefones:

(11) 3230.1169 ou ou 2738-4250

OBJETIVOS

 

A partir do perfil profissional, o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia está estruturado a partir dos seguintes objetivos:
  • Formar os profissionais na área de Pedagogia, legalmente habilitados para o exercício profissional em instituições públicas ou privadas de educação escolar e não escolar;
  • Credenciar profissionais aptos ao desenvolvimento da pesquisa em educação, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.
  • Credenciar profissionais para atuar na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas para a formação de professores, na educação especial, na educação de jovens e adultos, e em outras áreas emergentes no campo sócio educacional.
  • Credenciar profissionais para atuar na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas (planejamento, administração, coordenação, supervisão, inspeção e orientação educacional) do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
  • Formar profissionais capazes de: questionar a realidade, formular problemas e buscar soluções, utilizando-se do pensamento lógico, da criatividade e da análise crítica; compreender a sua atuação profissional como o exercício de cidadania consciente e crítica; compreender, de forma ampla e consciente, o processo educativo, considerando as características das diferentes realidades e níveis de especialidades em que se processam.
  • Desenvolver a compreensão sobre o contexto da realidade social da escola brasileira (seus valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a poder assumir uma postura crítica e responsável pela transformação dessa realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação e de trabalho escolar.
  • Estabelecer e vivenciar processos de teoria e prática, de ação reflexão ação ao longo do Curso, tomando a prática educativa como objeto de reflexão, de modo a criar soluções apropriadas aos desafios específicos que enfrenta.
  • Desenvolver e avaliar projetos políticos pedagógicos, de ensino e de aprendizagem, estimulando ações coletivas na escola, de modo a caracterizar nova concepção de trabalho educativo.

Informações

• Início das próximas turmas: Janeiro de 2017
• Coordenação: Janete de Andrade Satori
• Duração: 04 anos (8 semestres)
• Periodicidade: Noturno
• Carga horária: 3228 horas
• Vagas: 80
• Reconhecimento: Portaria ministerial nº 1078, publicada no D.O.U. em 03 de maio de 2004.
• Unidades: Imirim

Perfil do Profissional

O pedagogo deve apresentar características que possibilitem:

• A reflexão sobre a realidade educacional brasileira, relacionando com seus condicionantes históricos, filosóficos, políticos, sociais e econômicos;
• O entendimento do cotidiano escolar e das relações que ocorrem no seu interior;
• O exercício da docência com competência, criatividade e autonomia;
• O estabelecimento de relações entre teoria e prática propiciando a transposição didática;
• A atuação e participação na gestão das instituições educacionais, no planejamento, acompanhamento e avaliação das propostas pedagógicas;
• A implementação de políticas educacionais;
• O desempenho da administração, coordenação, supervisão e orientação escolar nas escolas e nos órgãos dos sistemas de ensino;
• A compreensão da gestão democrática como forma de participação nas instituições educativas;
• A utilização dos recursos tecnológicos na docência e na organização da escola;
• A aprimoramento constante, por meio da formação continuada, buscando novos conhecimentos na área.

Corpo Docente

• Angela Maria da Silva Rezende
• Anna Maria Santoro
• Aracélia Bonfim Alves Pereira
• Carmem Porto
• Cesar Oliveira dos Santos
• Cosmo de Almeida Rigo
• Débora Nieri
• Edmilson de Moraes Ribeiro
• Eliana Angelica Peres D’Alessandro
• Fernanda Raquel Oliveira Lima
• Helena Mello de Carvalho
• Isabel Gasparri
• Janete de Andrade Sartori
• Laudeni de Lima Ioannou
• Mariza Missako Sakamoto
• Noêmia Aparecida Lourenço
• Pio de Souza Santana

MATRIZ CURRICULAR

PEDAGOGIA – SEMESTRE 1

Desenvolvimento, Ambiente e Saúde I
Didática e Organização do Trabalho Pedagógico I
Educação e Sociedade I
Escola e Cultura I
Filosofia e Ética na Educação I
Fundamentos da Arte na Educação
Fundamentos e Organização da Educação Infantil I
Fundamentos Históricos da Educação
Leitura e Redação em Língua Portuguesa I
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I
Processos Formativos Externos I

PEDAGOGIA – SEMESTRE 2

Desenvolvimento, Ambiente e Saúde II
Didática e Organização do Trabalho Pedagógico II
Educação e Sociedade II
Escola e Cultura II
Filosofia e Ética na Educação II
Fundamentos e Organização da Educação Infantil II
História da Educação Brasileira
Prática Pedagógica em Artes Visuais
Leitura e Redação em Língua Portuguesa II
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II
Processos Formativos Externos II

PEDAGOGIA – SEMESTRE 3

Educação e Terceiro Setor
Alfabetização e Letramento
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática I
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Saúde I
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de História e Geografia I
Língua Brasileira de Sinais I
Metodologia Científica
Prática de Ensino na Educação Infantil
Realidade Educacional Brasileira I
Estágio Curricular I

PEDAGOGIA – SEMESTRE 4

Educação e Trabalho
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática II
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Saúde II
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de História e Geografia II
Língua Brasileira de Sinais II
Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Projeto e Pesquisa em Educação
Realidade Educacional Brasileira II
Estágio Curricular I

PEDAGOGIA – SEMESTRE 5

Avaliação Educacional e Institucional
Currículo e Escola I
Fundamentos Legais e Organizacionais da Educação Básica I
Gestão Escolar – Teoria e Prática I
Orientação Educacional: Teoria e Prática I
Políticas e Práticas de Inclusão
Prática Pedagógica de Música
Seminários Avançados em Educação I
Tecnologias da Informação e da Comunicação I
Trabalho de Curso
Estágio Curricular III

PEDAGOGIA – SEMESTRE 6

Currículo e Escola II
Fundamentos da Educação para Portadores de Necessidades Especiais
Fundamentos Legais e Organizacionais da Educação Básica II
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos
Gestão Escolar I- Teoria e Prática II
Orientação Educacional: Teoria e Prática II
Prática Pedagógica de Corpo e Movimento
Seminários Avançados em Educação II
Tecnologias da Informação e da Comunicação II
Trabalho de Curso
Estágio Curricular IV

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – 3228 horas