OBJETIVOS
O Curso de Processos Gerenciais tem como objetivo formar profissionais habilitados a atuar em pequenas e médias empresas, no planejamento, organização, gerência, elaboração de projetos e controle de processos administrativos.
O Curso de Processos Gerenciais tem como objetivo formar profissionais habilitados a atuar em pequenas e médias empresas, no planejamento, organização, gerência, elaboração de projetos e controle de processos administrativos.
• Início das próximas turmas: Agosto de 2022
• Coordenação: Emílio Rodrigues Júnior
• Duração: 02 anos (4 semestres)
• Periodicidade: Noturno
• Carga horária: 1887 h/a
• Vagas: 80
• Reconhecimento: Portaria 602 de 29/10/2014.
• Unidades: Imirim
O perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Processos
Gerenciais está intrinsecamente vinculado à filosofia definida pela FAMOSP no seu projeto educacional mais amplo, qual seja: formar profissionais com perfil empreendedor, competentes, com consciência, capacidade investigativa, ética, alto nível educacional e a premissa da qualidade nos serviços prestados, além de estar comprometidos com o desenvolvimento regional e nacional. Sendo assim, mais especificamente, no caso do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, ao concluir o curso, o aluno estará apto a desenvolver as competências que incrementam o perfil do egresso estabelecido para o curso, tais como:
– Planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, pessoas e processos dentro
do ambiente organizacional, proporcionando eficiência e eficácia;
– Reconhecer, definir e interpretar problemas relativos às organizações e seus
ambientes a fim de intervir nos processos organizacionais;
– Emitir relatórios, diagnósticos e pareceres relativos aos diferentes níveis e
setores organizacionais;
– Empreender ações nas organizações demonstrando criatividade, senso crítico
e motivação para ser um agente de mudança;
– Influenciar pessoas, resolver conflitos, negociar interesses e construir uma rede de relacionamentos a fim de favorecer a consecução de tarefas e a tomada de decisões, abrangendo os ambientes organizacionais.
– Elaborar, implementar e consolidar projetos e processos em organizações, nos diversos níveis organizacionais.
– Compreender e se fazer entender por meio de diversas formas de comunicação, articulando esforços junto às pessoas em prol dos objetivos organizacionais.
– Interagir de forma criativa e ética com os diferentes contextos organizacionais, sociais e ambientais, demonstrando flexibilidade e adaptabilidade no exercício da profissão.
• Aracélia Bonfim Alves Pereira
• Ana Célia da Cunha
• Carlos Alberto Graça
• Isabel Gasparri
• Israel de Moraes Guratti
• Juarez Marques Leite
• Marcos Gomes Rabello
• Reni Simone Processo Baddini Tavares
• Sidney Dalla Torre
1º Semestre
Atividades Complementares I
Cálculos Aplicados
Cenários Econômicos e Financeiros de Mercado
Fundamentos de gestão de Marketing
Fundamentos de Gestão de Pessoas
Planejamento Organização e Sistemas de Administração
PPI – GESTÃO DE PROJETOS
2º Semestre
Atividades Complementares II
Comunicação Organizacional (leitura e escrita)
Gestão da Produção e da Qualidade
Logistica Empresarial e Gestão da Informação
Planejamento de Recursos Humanos
PPI – PROCESSOS E PESSOAS
Treinamento e Desenvovimento de Pessoas
3º Semestre
Atividades Complementares III
Contabilidade Gerencial
Direito Empresarial
Empreendedorismo
Inovação e Criatividade
Plano de Negocios
PPI – GESTÃO EMPREENDEDORA
4º Semestre
Atividades Complementares IV
Comércio Exterior na pequena e Média Empresa
Ética e Sociedade Contemporânea
Gestão de Custos
Gestão de Marketing e Vendas
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (optativa)
Planejamento Financeiro
PPI – GESTÃO MERCADOLÓGICA E FINANCEIRA