QUÍMICA

Portaria de autorização do MEC
Portaria nº 370, de 28 de maio de 2018

OBJETIVOS DO CURSO 

Os objetivos de aprendizagem foram planejados segundo as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química, visando a contemplar o perfil do egresso do curso. Tais objetivos estão segmentados em:

Cognitivos: expressam conhecimento, saberes e conteúdos que subsidiam a ação do futuro profissional.
Habilidades: indicam habilidades construídas em consonância com os conhecimentos, saberes e conteúdos adquiridos.
Atitudes: são entendidos como requisitos pessoais a serem aprimorados, desenvolvidos, discutidos, experimentados e estimulados.

OBJETIVO GERAL

Licenciar professores para o ensino de química, no ensino médio e ciências no ensino fundamental, mediante aquisição de competências relacionadas com o desempenho da prática pedagógica, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado nos valores e princípios estéticos, políticos e éticos; estimulando-os à pesquisa e ao auto-aperfeiçoamento, de modo a contribuir para a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Possibilitar ao aluno, no percurso da formação, situações de aprendizagens visando uma ação docente no sentido de:

  • Dirigir cientificamente, com ética, independência, criticidade, criatividade e tratamento interdisciplinar o processo pedagógico na Educação Básica, tendo em vista contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e humanizada;
  • Dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento que serão objetos de sua atividade de ensino, praticando formas de realizar a transposição didática;
  • Aplicar na direção do processo pedagógico da área das Ciências da Natureza, os conhecimentos científicos e tecnológicos;
  • Solucionar com base na utilização de métodos de investigação científica, os problemas na área da química, identificados no contexto educacional e social de forma individual ou coletiva;
  • Ampliar a capacidade de analisar as atividades desenvolvidas nas instituições em que esteja inserido, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções aos problemas identificados, a partir da utilização de métodos de investigação científica;
  • Solucionar problemas reais da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos, como também suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa; e
  • Colaborar no Processo de discussão, planejamento, execução e avaliação do projeto pedagógico da instituição em que esteja inserido.

Informações

• Duração: 4 anos (8 semestres)
• Periodicidade: Noturno
• Carga horária: 3.264 horas
• Vagas: 80
• Unidades: Imirim

PERFIL DO EGRESSO

Os Licenciados em Química deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica, com adequada fundamentação técnico-científica que propicie o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento no tocante a princípios, conceitos e teorias, de natureza específica e pedagógica, pautados nos avanços científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais, bem como responsabilizar-se como educador, nos vários contextos da sua atuação profissional, no Ensino Fundamental e Médio, sem perder de vista a formação do indivíduo para o exercício da cidadania. Deve também:

  • Ser flexível, aplicando o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo do Curso nos diversos campos de ensino das ciências da natureza, em particular ao ensino de Química, priorizando o desenvolvimento de competências e habilidades;
  • Ter um caráter eminentemente voltado para a experimentação, sem anular o aspecto teórico do aprendizado, contemplando a criatividade e versatilidade de forma a poder desenvolver materiais alternativos para o ensino de Química;
  • Promover o ensino da ciência com estímulo à autonomia intelectual do aluno, valorizando a expressão de suas ideias, de seus saberes não científicos, tratando-os como ponto de partida para o entendimento dos saberes científicos;
  • Compreender as relações culturais, sócio-afetivas e cognitivas envolvidas nos processos de ensino-aprendizagem;
  • Fazer do cotidiano e da tecnologia contemporânea elementos de apoio, selecionando e usando recursos didáticos e estratégias metodológicas adequadas para cada momento do ensino de Química;
  • Compreender o papel do seu componente curricular na área;
  • Reconhecer a Química como uma construção humana, compreendendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos cultural, socioeconômico e político;
  • Planejar e gerenciar o tempo, o espaço, rotinas escolares e planos de trabalho;
  • Atuar em equipes multidisciplinares destinadas a planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas à Química e áreas afins;
  • Atuar profissionalmente com base nos princípios da reflexão sobre sua atuação profissional, considerando a importância de aspectos relevantes ao ensino, pesquisa e extensão. E em vista disto, interpretar os problemas ligados aos processos ensino e aprendizagem, bem como da ética, como base para formação da cidadania de seus alunos.

DISCIPLINAS

  • Atividades Complementares I
  • Atividades Complementares II
  • Atividades Complementares III
  • Atividades Complementares IV
  • Atividades Complementares V
  • Atividades Complementares VI
  • Atividades Complementares VII
  • Atividades Complementares VII
  • Bioquímica Básica
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Currículo Escolar e Diversidade Cultural
  • Didática
  • Eletroquímica
  • Estágio Supervisionado I
  • Estágio Supervisionado II
  • Estágio Supervisionado III
  • Estatística Básica
  • Filosofia da Educação
  • Física Geral
  • Físico-Química
  • Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
  • Gestão de Sala de Aula
  • Introdução à Ciência da Computação
  • Introdução a Probabilidade e Estatística
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras
  • Linguagem e Meios de Comunicação
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Metodologia do Ensino de Química
  • O Conhecimento e o Homem
  • Optativa I
  • Optativa II
  • Optativa III
  • Políticas Educacionais
  • Prática de Ensino I
  • Prática de Ensino II
  • Prática de Ensino III
  • Prática de Ensino IV
  • Prática de Ensino V
  • Psicologia da Educação
  • Química Ambiental
  • Química Experimental
  • Química Geral
  • Química Inorgânica
  • Química Inorgânica Descritiva
  • Química Orgânica
  • Sociedade, Cultura, Ética e Cidadania
  • Teoria do Conhecimento
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Documentos para matrícula:
Histórico escolar do ensino médio;
RG e CPF;
Certidão de nascimento ou casamento;
Comprovante de residência.

Valor promocional para alunos ingressantes do semestre vigente.

Valor da mensalidade R$ 229,90  (valor fixo até o final do curso)
Modalidade: Híbrido (ensino presencial e propostas de ensino online)

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