Telefones: (11) 3230-1169 ou (11) 96405-0532 (WhatsApp)

Programa de Formação Pedagógica para não Licenciados

TEATRO

Apresentação do curso:

O Programa de Formação Pedagógica para Não Licenciados do Grupo Educacional Mozarteum destina-se a habilitar portadores de diplomas de cursos de bacharelado e cursos superiores de tecnologia, formados na área ou em áreas diferentes do curso pretendido, a trabalharem como professores nas disciplinas do Currículo que integram os quatro últimos anos do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio, nos diferentes sistemas de ensino. Ao término do curso, o aluno receberá um diploma, obtendo o grau de licenciado no curso realizado, o que o permitirá atuar como professor nos níveis de ensino já mencionados.

A Matriz Curricular do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020, a qual determina:

Art. 21. No caso de graduados não licenciados, a habilitação para o magistério se dará no curso destinado à Formação Pedagógica, que deve ser realizado com carga horária básica de 760 (setecentas e sessenta) horas com a forma e a seguinte distribuição:

I – Grupo I: 360 (trezentas e sessenta) horas para o desenvolvimento das competências profissionais integradas às três dimensões constantes da BNC-Formação, instituída por esta Resolução.

II – Grupo II: 400 (quatrocentas) horas para a prática pedagógica na área ou no componente curricular, conforme tabela a seguir:

Estágio Supervisionado[1] 200 horas
Práticas Curriculares 200 horas
Disciplinas online 224 horas
Encontros presenciais/remoto 136 horas
Total 760 horas

[1] Estágio a ser realizado em instituições educacionais e na área do curso escolhido. Os professores com atuação de mais de um ano, poderá reduzir o estágio supervisionado em até 100h, de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019.

O Programa de Formação Pedagógica para Não Licenciados pretende formar profissionais com senso crítico e conscientes da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não-escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos.

O profissional, bacharel ou tecnólogo superior, que obtêm o diploma do Programa de Formação Pedagógica para Não Licenciados, poderá atuar como professor nos quatro últimos anos do ensino fundamental, nas séries do Ensino Médio, e na educação profissional em nível médio nos Sistemas de Ensino público e particular.

Documentação

  • Diploma registrado de Graduação (Bacharelado ou Tecnólogo Superior);
  • Histórico Escolar final de Graduação (Bacharelado ou Tecnólogo Superior);
  • RG, CPF, Histórico do Ensino Médio, comprovante de residência, comprovante eleitoral, certidão de casamento ou nascimento, reservista (masculino).

Área do aluno – Manuais

https://famosp.edu.br/area-do-aluno-manuais/

METODOLOGIA

No contexto da sociedade do conhecimento e no mundo globalizado, o processo educacional ganha novos contornos e amplia suas fronteiras para as possibilidades de tempo e espaço, diante das possibilidades mediadas da educação a distância, bem como as diferentes oportunidades de territórios de ensino e aprendizagem.

A Educação a Distância (EAD) é um espaço em expansão tanto na educação formal quanto na continuada, ancorado na educação crítica, transformadora e cidadã, diante de um mundo onde a quantidade de informações circulantes é cada vez maior e, por isso, exigente de um novo perfil de indivíduo e de trabalhador.

Cada disciplina é composta por uma sequência didática, que funcionam como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem por meio de uma abordagem dialógica, que permite as interações, aluno/interface, aluno/conteúdo, aluno/professor e aluno/aluno, através de metodologias ativas de aprendizagens.

Cada unidade de aprendizagem é composta por conteúdos e atividades criteriosamente selecionados que viabilizam ao aluno um papel de protagonista no processo de construção do conhecimento.

As disciplinas de dividem em: Livro/apostila, Desafio, Infográfico, Vídeos e exercícios, além de materiais extras com indicações de artigos científicos, vídeos do youtube, portais, sites e obras publicadas. As avaliações terão como base a participação nos fóruns (murais) de cada conteúdo (20%), exercícios (20%) e Desafio (40%) e encontro presencial ou remoto (20%). Para ser aprovado na disciplina, deverá obter nota 7.

[1] Estágio a ser realizado em instituições educacionais e na área do curso escolhido. Os professores com atuação de mais de um ano, poderá reduzir o estágio supervisionado em até 100h, de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019.