FÍSICA
Portaria de autorização do MEC
Portaria nº 370, de 28 de maio de 2018
OBJETIVOS DO CURSO
Os objetivos de aprendizagem foram planejados segundo as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de física, visando a contemplar o perfil do egresso do curso. Tais objetivos estão segmentados em:
Cognitivos: expressam conhecimento, saberes e conteúdos que subsidiam a ação do futuro profissional.
Habilidades: indicam habilidades construídas em consonância com os conhecimentos, saberes e conteúdos adquiridos.
Atitudes: são entendidos como requisitos pessoais a serem aprimorados, desenvolvidos, discutidos, experimentados e estimulados.
OBJETIVO GERAL
Curso de Licenciatura em Física, de acordo com as Diretrizes Curriculares, tem como objetivo principal; preparar profissionais que se “dediquem à formação e à disseminação do saber científico nas diferentes instâncias sociais”; para atuarem nos diversos níveis e modalidades da educação básica, bem como em espaços não formais de educação, permitindo uma educação científica contemporânea, de modo que também proporcione ao estudante condições de dar prosseguimento a sua formação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos do curso são:
- Oferecer formas de construção do conhecimento em Física levando em consideração os problemas que originaram essa construção;
- Proporcionar discussões acerca das orientações metodológicas para o ensino da Física;
- Abordar e tratar problemas novos e tradicionais, apoiado em conhecimentos sólidos de Física;
- Estimular a reflexão sobre a prática docente, tendo esta como referencia para a atuação profissional;
- Fomentar o interesse pela atualização didática, cultural e científica.
Informações:
• Duração: 4 anos (8 semestres)
• Periodicidade: Noturno
• Carga horária: 3.264 horas
• Vagas: 80
• Unidades: Imirim
• Modalidade: Hibrida
PERFIL DO EGRESSO
O físico-educador deve ser portador de amplo conhecimento científico e educacional, que o capacite a difundir o saber científico, focalizado na ciência para a apresentação da Física, como uma atividade humana e como instrumento que auxilie o aluno na compreensão-transformação do mundo em que vive, assim como, seja possuidor de pleno domínio e compreensão da realidade, devendo ainda, localizar e dar significados às dificuldades conceituais e operacionais de seus alunos.
Também é função deste profissional, usar conhecimentos sólidos de Física na abordagem de problemas tradicionais e atuais que possibilitem a compreensão de que o conhecimento científico é uma construção e não tem um fim em si só.
O físico-educador deve ser capaz de planejar e organizar um curso de Física, que envolva atividades teóricas e práticas que possibilite á disseminação do saber científico centrado na ciência.
Ele deve também ser capaz de refletir sobre sua própria prática docente, sobre sua interação com alunos e ser capaz de mudar práticas e atitudes, quando achar necessário.
Por outro lado, deseja-se a sua atuação crítica, reflexiva e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos sócio-econômicos, ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade atual.
DISCIPLINAS
- Álgebra Linear
- Atividades Complementares I
- Atividades Complementares II
- Atividades Complementares III
- Atividades Complementares IV
- Atividades Complementares V
- Atividades Complementares VI
- Atividades Complementares VII
- Atividades Complementares VII
- Cálculo Diferencial e Integral
- Códigos e Linguagens da Física
- Currículo Escolar e Diversidade Cultural
- Didática
- Eletromagnetismo
- Equações Diferenciais Ordinárias
- Estágio Supervisionado I
- Estágio Supervisionado II
- Estágio Supervisionado III
- Estatística Básica
- Filosofia da Educação
- Física Geral
- Física Moderna
- Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
- Fundamentos Teóricos para o Ensino de Física
- Gestão de Sala de Aula
- Introdução à Ciência da Computação
- Introdução a Probabilidade e Estatística
- Língua Brasileira de Sinais – Libras
- Linguagem e Meios de Comunicação
- Medidas e Tratamento de Dados
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Metodologia para o Ensino de Física
- Noções Fundamentais da Física
- O Conhecimento e o Homem
- Optativa I
- Optativa II
- Optativa III
- Políticas Educacionais
- Prática de Ensino I
- Prática de Ensino II
- Prática de Ensino III
- Prática de Ensino IV
- Prática de Ensino V
- Psicologia da Educação
- Sociedade, Cultura, Ética e Cidadania
- Teoria do Conhecimento
- Termodinâmica
- Trabalho de Conclusão de Curso
Documentos para matrícula:
Histórico escolar do ensino médio;
RG e CPF;
Certidão de nascimento ou casamento;
Comprovante de residência.
Valor promocional para alunos ingressantes do semestre vigente.
Matrícula: R$ 290,00
Valor normal: R$ 450,00
Para Pagamento até o 10* dia do mês: R$ 290,00