Owner : Zhyper

Universitas Gadjah Mada

Bersama : Jurnal Pengabdian Kepada Masyarakat

Slot Gacor

toto macau

Toto 4D

Nana4D

Slot777

https://hydnewstoday.com/

https://seafarertrans.com/

https://mackenziebarnesholdings.com/

https://barrelbond.com/

https://www.casulocs.com.br/

https://tdujsc.tdu.edu.vn/

https://pai.iaimlumajang.ac.id/

http://studgo.puet.edu.ua/

https://firstaid.sjam.org.my/

https://netteders.net/

Owner : Pilar ke 5

https://alatoo.edu.kg/

slot777

https://divulgacioncientifica.unca.edu.py/

slot777

situs toto

https://mute.umkuningan.ac.id/

Owner : Gasci

Toto 4D

Toto 4D

https://sagashena.ojs.politeknikmitraglobal.ac.id/

https://elearning.kampusstikessambas.ac.id/

https://umsuac.id/

Owner : Sumanto

https://jasamaritim.id/

situs toto

https://hait.od.ua/

https://ijse.sha.edu.eg/

Toto 4d

https://ict.op.edu.ua/

nono4d

https://hait.op.edu.ua/

https://tjon.tu.edu.iq/

Owner : Kurlung

https://siakad.staidarulkamal.ac.id/

Toto 4d

Slot88

Slot88

Toto 4d

Slot Jepang

Situs Toto

Slot88

Slot Server Luar

Slot Thailand

Rokokbet

Toto 4d

Rokokbet

Rokokbet

Rokokbet

Slot Server Luar

Slot Server Luar

Slot Thailand

Slot777

Toto 4d

Slot88

Slot88

Owner : Parbada

https://eurasianacademy.org/

https://ainarafloristas.com/

https://modmomo.id/about-us/

https://steamacademy.edu.vn/

https://ojs.itred.edu.ec/

rokokbet

rokokbet

slot777

slot777

slot88

https://cuetug.ntaonline.in/

https://nvs.ntaonline.in/

slot88

slot88

slot777

slot gacor

slot88

slot777

slot777

slot777

https://tribratanewstapteng.com/

https://modmomo.id/

rokokbet

rokokbet

rokokbet

rokokbet

slot777

situs toto

demo slot

slot88

slot88

slot777

slot88

slot88

rokokbet

https://proceedings.apski.or.id/

https://res.ijsrcseit.com/

https://res.ijsrset.com/

https://res.ijsrst.com/

Owner : Seo LB

togel 4d

https://jurnal.fpok.upgripnk.ac.id/

slot88

https://pelindopetikemas.id/

https://bpjsketenagakerjaan.id/

https://pelindomedan.id

https://freeportindonesia.org/

https://kadinkaltara.org/

https://www.kadinprovkalsel.com/

slot88

toto 4d

slot777

slot gacor

slot777

slot kamboja

slot kamboja

slot kamboja

slot kamboja

slot kamboja

slot kamboja

slot kamboja

slot777

slot dana

slot777

slot88

togel 4d

https://oaj.jurnalhst.com/

https://www.samsb.org/

Owner : LT

Toto 4D

Situs Toto

IDN SLOT

Slot88

Toto 4D

Slot Thailand

Toto 4D

IDN SLOT

Toto Slot

Situs Toto

Slot Qris

Toto 4D

Toto Slot

SLOT88

Nana4D

Owner : S H U J I

https://jurnal.pradita.ac.id/

https://ojs.cpi.ac.id/

Owner : Ijinpuh

https://himpsimalang.org/

https://aapsoc.com/

https://ijircst.irpublications.org/

https://jrese.org.br/

https://www.wowjee.com

slot777

https://neurojs.org/

https://pulmodis.com/

https://heartscope.org/

https://corpulmonale.com/

https://aapsoc.com/

https://www.jhsrmi.com

https://www.ijirssc.irpublications.org/

slot777

https://ijetcsit.org/

Owner : Leh

https://jmlr.in/

slot depo 5k

rokokslot

slot demo

Owner : Goldenboy

slot777

slot777

Matauangslot

musimmas

https://joisa.edu.vn/

https://untidar.org/

BET4D

matauangslot slot777 scatter hitam slot777 slot777 slot777 slot777 slot777 slot88 slot88 slot88

 

Owner : Ijinpuh
CPA – FAMOSP

CPA

INTRODUÇÃO

O Ensino e a Aprendizagem estão em constante transformação, alterando-se os conteúdos, as formas, as condições que são produzidas. Da mesma forma a avaliação institucional não pode se restringir em relatórios e diagnósticos, com o julgamento de resultados e ações já cumpridas. Sendo um processo emancipatório, e como tal, deve inscrever-se na vida total da instituição, criando uma cultura avaliativa.

A auto avaliação será uma prática contínua da IES com a finalidade de refletir sobre a sua própria missão, seus objetivos e o desenvolvimento de suas múltiplas atividades. Trata-se de um processo participativo, que será construído progressivamente, buscando o aperfeiçoamento de sua ação educativa perante a comunidade acadêmica e social.

Esta proposta pautou-se na Lei n.º 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Essa Lei definiu dez dimensões institucionais para a avaliação das IES, assegurou a avaliação institucional interna e externa e criou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES como órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.

A análise substanciou-se ainda na Portaria n.º 2.051/2004, que regulamenta os procedimentos do Sistema e dispõe que a avaliação de instituições será executada conforme diretrizes estabelecidas pela CONAES. A Auto Avaliação é uma das etapas do processo avaliativo a ser coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) operacionalizar o processo de Auto Avaliação a partir de diretrizes da CONAES.

CONCEPÇÃO

A Auto – Avaliação Institucional da IES é entendida como um processo coletivo de reflexão sobre a sua prática, seus compromissos com a sociedade, sobre o desenvolvimento de suas diferentes atividades, na busca permanente e sistemática de sua excelência acadêmica.

Mediante um processo democrático e autônomo, pretende-se desencadear ações avaliativas que permitam explicar e compreender criticamente as estruturas e relações da Instituição.

Possibilitando um questionamento sistemático de todas as atividades da Instituição, seus fins, seus meios, ensino, pesquisa e a extensão, bem como a gestão, infraestrutura e as condições gerais de trabalho, propondo alternativas viáveis ao seu aperfeiçoamento.

A IES consciente que a avaliação é uma prática social de sentido fortemente pedagógico, enfatiza sua importância como mecanismo de produção de conhecimento e de juízo de valor sobre a própria instituição.

Ao produzir, organizar, consolidar e sistematizar os conhecimentos, a avaliação intervém qualitativamente no desenvolvimento dos processos e nas estruturas da instituição, atuando como dispositivo educativo das pessoas que nelas se envolvem.

Nossa auto – avaliação respeita a identidade institucional, definidas na missão e nos objetivos, mediante um processo de adesão, com ampla participação de toda a comunidade acadêmica.

O objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da instituição, centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, segundo os diferentes perfis e missões institucionais.

PRINCÍPIOS

A Auto – Avaliação da IES fundamenta – se no Paradigma de Avaliação Autônoma, fornecendo uma visão global da instituição apresentando os seguintes princípios:

1- Participação Democrática: Consiste num processo democrático que deve envolver os diferentes segmentos da comunidade acadêmica e social de forma coerente com a identidade institucional.

2- Busca da Transformação: Consiste no processo de análise e crítica da realidade, visando a sua transformação. Busca apreender o fenômeno em seus movimentos e em sua relação com a realidade, objetivando a sua transformação e não apenas a sua descrição. A transformação pretendida deve estar em consonância com os compromissos sociais e políticos assumidos na missão e objetivos da instituição.

3- Abordagem Qualitativa e Quantitativa: A Auto Avaliação entendida numa abordagem qualitativa e quantitativa deve ser buscada na dinâmica integradora das diversas esferas e estruturas internas e na relação entre elas e a sociedade, através de procedimentos dialógicos e participantes, predominantemente, de instrumentos abertos (entrevistas livres, questionários semiestruturados, entre outros).

OBJETIVOS GERAIS

A auto avaliação tem como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.

Identificando fragilidades e as potencialidades da instituição nas dez dimensões previstas em lei, a auto avaliação é um importante instrumento para a tomada de decisão e dele resultará um relatório abrangente e detalhado, contendo análises, críticas e sugestões.

Estas dimensões, entretanto, não devem ser consideradas um instrumento para mera checagem ou verificação ou, simplesmente, quantificação e sim, vistas como ponto de partida para a construção de um amplo processo de discussão e reflexão sobre as diversas facetas e atividades institucionais, permitindo o aprofundamento do conhecimento e compreensão sobre as mesmas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Plano de Avaliação Institucional da IES contempla os seguintes objetivos específicos:

1. Refletir sobre a Instituição na sua globalidade, buscando caminhos para a melhoria da qualidade do trabalho educativo;
2. Promover a auto avaliação através da participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica;
3. Avaliar o desempenho do docente e pessoal técnico administrativo da instituição, buscando em conjunto, alternativas para o aperfeiçoamento da ação pedagógica;
4. Acompanhar as diferentes formas de gestão administrativa, identificando avanços e dificuldades e propondo novas formas de encaminhamento para a melhoria do trabalho educativo.
5. Promover a avaliação das condições de infraestrutura da Instituição.
6. Identificar o perfil do aluno ingressante de cada curso, buscando a adequação necessária entre os objetivos do currículo e as necessidades e interesses do alunado.
7. Redefinir o perfil do egresso pretendido, considerando os propósitos de cada curso e as exigências do mercado de trabalho.
8. Avaliar o desenvolvimento das atividades de Pesquisa e de Iniciação Científica, buscando, em conjunto com a Coordenação, professores pesquisadores e alunos bolsistas, alternativas para o aperfeiçoamento destas ações.
9. Avaliar o desenvolvimento dos cursos, programas e atividades complementares de integralização curricular promovidas pela Extensão, adequando estas ações aos objetivos do ensino de graduação e às necessidades e interesses da comunidade.
10. Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo.
11. Prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.

COMPOSIÇÃO

A CPA tem a seguinte composição:

I – Representantes da Mantenedora
Tânia Maria Calçada
Ricardo Danttas

II – Representantes do Corpo Docente
Alexandre Santos

III – Representante do Corpo Discente
Sabrina Alves de Souza

IV – Representantes do Pessoal técnico-administrativo
Ana Carolina Duarte dos Santos

V – Representante da Comunidade
Cleber Augusto Costa da Silva

À CPA compete planejar, organizar e desenvolver a auto avaliação da Instituição interpretando os resultados e apontando opções para a consolidação institucional e a melhoria contínua dos cursos e programas de nível superior, além dos instrumentos de planejamento e gestão universitários, divididas em três Etapas da seguinte forma:

1ª Etapa – Constituição da CPA, Planejamento, Sensibilização.
2ª Etapa – Desenvolvimento.
3ª Etapa – Consolidação, Relatório, Divulgação, Balanço crítico.

  1. CONSTITUIÇÃO DA CPA – À CPA da IES será constituída por ato do Diretor Geral. Sendo composta por oito membros que representam diversos segmentos da sociedade acadêmica na Instituição e da Sociedade local, não privilegiando maiorias e com Regulamento especifico.
  1. PLANEJAMENTO – À IES desenvolve uma proposta metodológica participativa e autônoma entre membros da CPA, que devidamente fundamentados no manual de Orientações Gerais estabelecida no SINAES, os compartilham com todos os segmentos da comunidade acadêmica, estabelecendo procedimentos e metas para a Avaliação Institucional.

III. SENSIBILIZAÇÃO – A cultura de auto avaliação encontra-se solidificada nos ditames da IES desde sua criação, consolidando o hábito salutar da busca pela qualidade e pelo desenvolvimento da Instituição. Com a introdução do SINAES a Comissão Própria de Avaliação desenvolverá diversos encontros para plena interlocução e apresentação das propostas, atividades e possíveis correções de experiências anteriores.

  1. DESENVOLVIMENTO – A auto – avaliação da IES, será desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação, sempre de forma emancipatória e participativa, integrando-se com todos os segmentos da comunidade acadêmica. Cumprindo cronograma estabelecido e aprovado pela CPA.
  1. CONSOLIDAÇÃO – O processo de auto avaliação deverá estar consolidado antes do prazo final estabelecido pelo CONAES.
  1. RELATÓRIO – Substanciado nos patrões utilizados pelo MEC e outras IES, constrói amplas condições para análise sistemática da auto avaliação semestralmente. Os relatórios de avaliação serão submetidos à deliberação do colegiado superior da IES.

VII. DIVULGAÇÃO – A CPA responsabiliza-se em divulgar para toda a comunidade acadêmica e social seu juízo de valores e conceitos resultantes da auto avaliação.

VIII. BALANÇO CRÍTICO – Procedimentos dialógicos e análise crítica das metodologias aplicadas e seus resultados obtidos, geram a avaliação da avaliação (meta avaliação) de forma a redirecionar os caminhos em busca da excelência pretendida.

Para acessar, clique no link abaixo: 

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTO AVALIAÇÃO 2022

Fale no WhatsApp
Dúvidas? Entre em Contato!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?