RELATÓRIO DA CPA – ANO 2018
- PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA DA IES
DIMENSÃO I – ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA
DIMENSÃO II – CORPO DOCENTE
DIMENSÃO III – INFRAESTRUTURA
Potencialidades |
Propostas de Ações |
Competências |
Prazo |
Comprometimento de todos os envolvidos no processo pedagógico |
Participação no planejamento, nas ações e nas avaliações |
Coordenação |
Ao longo dos semestres |
Bom relacionamento na comunidade acadêmica:
· entre os cursos
· entre os docentes
· entre os discentes |
Eventos e ações integradas apresentações artísticas e culturais |
Docentes |
Ao longo dos semestres |
Relação professor x aluno: dialógica e individualidade |
Acompanhamento da frequência e do aproveitamento dos alunos |
Coordenação
Docentes |
Ao longo dos semestres |
Corpo docente estável pouca rotatividade |
Incentivo à permanência |
Coordenação
Direção |
Início e ao longo dos semestres |
Permanência na instituição e conhecimento do perfil do alunado |
Motivação, ambiente acolhedor,
|
Coordenação
Direção |
Ao longo dos semestres |
Prática docente interdisciplinar, contextualizada e dinâmica |
Troca de experiências |
Coordenação
Docentes
Alunos |
Ao longo dos semestres |
Emprego das tecnologias pelos docentes e discentes |
Recursos tecnológicos disponíveis |
Manutenção |
Início dos semestres |
Participação integrada dos docentes e discentes nos eventos acadêmicos científicos e culturais |
Planejamento de atividades artísticas e culturais |
Coordenação |
Período de planejamento |
Atualização constante dos conhecimento e troca de experiências |
Divulgação de eventos acadêmicos |
Coordenação
Docentes |
Período de planejamento |
Ascensão na carreira com titulação |
Motivação para pós graduação stricto sensu
Divulgação de curso |
Coordenação |
Período de planejamento e ao longo dos semestres |
Fragilidades |
Ações |
Competências |
Prazo |
Assiduidade e Pontualidade |
Conscientização |
Coordenação |
Início dos semestres |
Cumprimento do calendário escolar e registros acadêmicos |
Acompanhamento |
Coordenação |
Ao longo dos semestres |
Instrumentos musicais para a licenciatura em Música |
Renovação dos instrumentos |
Coordenação
Direção |
Início do semestre |
Recursos didáticos e equipamentos audiovisuais |
Aquisição e manutenção |
Direção
Manutenção |
Ao longo dos semestres |
Pianos – Piano Digital |
Manutenção
Afinação |
Coordenação
Técnicos |
Ao longo dos semestres |
Mobiliário das salas de aula |
Manutenção |
Manutenção |
Ao longo dos semestres |
Laboratórios de Informática e de Música |
Manutenção dos equipamentos e das instalações |
Manutenção |
Início do semestre |
Higienização e manutenção das dependências, salas de aula e banheiros |
Supervisão e acompanhamento dos procedimentos |
Manutenção |
Diário, entre os períodos |
Biblioteca: acervo |
Atualização de títulos em todas as áreas, assinatura de revistas e periódicos |
Coordenação
Docentes |
Início do semestre |
Dificuldades dos alunos: leitura, escrita, matemática, código musical |
Atividades de nivelamento e laboratório de música e produção de texto |
Coordenação
Docentes |
Ao longo dos semestres |
Monitoria |
Implantação de monitores de informática, grupos de estudos de música |
Coordenação
Docentes |
Ao longo dos semestres |
Teatro |
Manutenção de som, luz e equipamentos
Aquisição de estantes para os músicos |
Coordenação
Manutenção
Direção |
Ao longo dos semestres |
Internet |
Manutenção e extensão |
Coordenação
T.I.
Direção |
Ao longo dos semestres |
Plano de carreira dos professores e funcionários |
Incentivo |
Direção |
Implantação |
Produção Acadêmica |
Incentivo a participação |
Direção
Coordenação |
Ao longo dos semestres |
- DIAGNÓSTICO ACADÊMICO
A Comunidade Acadêmica da IES acredita que o processo avaliativo de uma instituição de ensino deve se apresentar como diagnóstico para que os segmentos que a compõem, possam descobrir quais os procedimentos mais recomendados para promoverem mudanças e melhorias em suas propostas educacionais.
Nosso processo de avaliação institucional comporta certos graus de flexibilidade e de adaptabilidade, permitindo ajustes e acertos que signifiquem correção de rota, aperfeiçoamento ou adaptação que assegurem a qualidade da ação.
Sendo assim, os discentes, docentes e funcionários da IES foram convidados a preencher os questionários das avaliações de forma espontânea, não havendo nenhuma imposição ou obrigatoriedade.
Desta forma os dados coletados refletem a opinião espontânea dos envolvidos, que possui experiência avaliativa, não sendo está a primeira atividade de avaliação desenvolvida, consideramos que a maioria dos envolvidos tenham assimilado uma cultura avaliativa que não comprometa a qualidade dos dados coletados que foram apresentados neste relatório.
Nosso processo de auto avaliação possui uma ação sistemática e global que não se restringe aos testes de conhecimentos ou às medidas de produção ou elaboração de banco de dados. A avaliação Institucional da IES envolve um questionamento rigoroso e sistemático de todas as atividades da instituição, seus fins e seus meios: ensino, pesquisa e extensão, bem como gestão, infraestrutura e condições gerais de trabalho.
Esta Integração do processo de compreensão, captação e relações que integram a organização da instituição proporciona muito mais que um olhar distante, a auto avaliação oferece uma postura dinâmica de conhecer, produzir e cimentar as relações, de construir a articulação e a integração dos diversos níveis, áreas e dimensões institucionais.
Ao produzir, organizar, consolidar e sistematizar os conhecimentos, a avaliação intervém qualitativamente no desenvolvimento dos processos e nas estruturas da instituição, atuando como dispositivo educativo das pessoas que nelas se envolvem.
A avaliação Institucional estabelece as comparações entre os seus projetos e compromissos e aquilo que consegue realizar, entre o seu passado e o seu presente, entre o que está sendo e aquilo que julga dever ser.
A avaliação institucional da IES é um empreendimento permanente e coletivo de produção da qualidade educativa.
Diante do cenário favorável e positivo que abarca todos os elementos avaliados pela CPA, destacamos essencialmente os seguintes pontos:
- Aumento da qualidade das relações entre Professores e Alunos;
- Clareza em todos os processos da dinâmica de sala de aula: avaliações, provas, trabalhos, plano de ensino; pontualidade, sistema de trabalho, didáticas inovadoras e outros aspectos que compõem esse espaço denominado sala de aula;
- Melhoria substancial no processo de avaliação das Cinco Dimensões do SINAES envolvendo os alunos em todo o processo, considerando principalmente a aplicação, digitação dos resultados;
- Qualificação docente voltada e orientada sobre todas as atividades que envolvem a CPA, bem como análise dos principais resultados e apresentação de sugestões e de melhorias;
- Materializar a implantação dos novos cursos de pós-graduação abertos para a comunidade local e regional;
- Orientação dos docentes para participar e supervisionar os alunos na dinâmica e necessidade de avaliação permanente;
- Devolução dos resultados para todos os professores participantes;
- Apresentação dos resultados gerais para os alunos e comunidade através do site da IES;
- Reuniões com o grupo de alunos que participou do processo de avaliação para a conscientização da realização da CPA como um processo importante e necessário;
- Continuar com o processo de envolvimento dos alunos na participação da realização da CPA;
- Ampliar as relações com a comunidade;
- Continuar o processo de avaliação dos alunos concluintes, antes do final do ano;
- CRÍTICAS E SUGESTÕES PARA APRIMORAR O PROCESSO
Como sugestões estão sendo consideradas à viabilidade da sistematização dos relatórios parciais, submetendo a síntese conclusiva à apreciação crítica da CPA por meio de e-mail. Inclusive os relatórios parciais deverão ser encaminhados concomitantemente aos setores acadêmicos, com fim de subsidiar as atividades de planejamento do desenvolvimento institucional. No segmento da divulgação deveremos futuramente utilizar boletins internos, relatórios, seminários, documentos informativos e outros meios eletrônicos. No que se refere à meta–avaliação, criticamos a pouca oferta de questionários disponibilizados pelo MEC como referenciais, cujos dados poderiam ser levantados por meio de formulário eletrônico. A sistematização desse levantamento será complementada por discussões promovidas em seminários internos da CPA e outros com a participação da comunidade acadêmica. Esta etapa também incluirá o planejamento da continuidade da avaliação institucional.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Comissão Própria de Auto Avaliação da IES espera contribuir no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que está no centro do processo avaliativo, com a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão de sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e os compromissos de responsabilidades sociais.
A CPA em conformidade com o texto legal entende necessário que a avaliação dos cursos superiores dar-se-á em duas fases:
1ª – Auto avaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto avaliação institucional da CONAES;
2ª – Avaliação externa, realizada por comissões designadas pelo INEP, tendo como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios de auto avaliações.
Os processos de avaliação interna e externa devem constituir para um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.
Além de atender aos requisitos do MEC – Ministério da Educação, a IES entende a necessidade da auto avaliação, indispensável ao aprimoramento da Instituição. As ações implementadas no Processo avaliativo nos permitem identificar tanto os problemas do passado, quanto os do presente, suas causas e as melhores estratégias de ação para saná-las.
É perceptível que todos os membros envolvidos nesse processo avaliativo: Membros do CPA, professores, estudantes, corpo administrativo e a própria comunidade, compreendem as deficiências e se interessam em fazer parte dos processos de melhoria da IES, para que ela venha a atender cada vez melhor as necessidades da comunidade onde está inserida.