Telefones: (11) 3230-1169 ou (11) 96405-0532 (WhatsApp)

Segunda Licenciatura em Biologia

Apresentação do curso

O Programa de Segunda Licenciatura do Grupo UniMozarteum destina-se a licenciar portadores de diplomas de licenciatura, formados na área ou em áreas diferentes do curso pretendido, a ampliarem seu campo de atuação como professores. Ao término do curso, o aluno receberá um diploma, obtendo o grau de licenciado no curso escolhido.

Se o seu talento está em ser professor da Educação Básica, é o que você vai encontrar no Grupo UniMozarteum a partir de uma missão educativa pautada na ética pessoal e profissional e nos valores humanos como ferramentas primordiais para o ensino da área escolhida e a sua importância no desenvolvimento cultural dos seus alunos.

A Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, a qual determina:

Art. 19. Para estudantes já licenciados, que realizem estudos para uma Segunda Licenciatura, a formação deve ser organizada de modo que corresponda à seguinte carga horária:

I – Grupo I: 560 (quinhentas e sessenta) horas para o conhecimento pedagógico dos conteúdos específicos da área do conhecimento ou componente curricular, se a segunda licenciatura corresponder à área diversa da formação original.

II – Grupo II: 360 (trezentas e sessenta) horas, se a segunda licenciatura corresponder à mesma área da formação original.

III – Grupo III: 200 (duzentas) horas para a prática pedagógica na área ou no componente curricular, que devem ser adicionais àquelas dos Grupos I e II.

Os cursos de Segunda Licenciatura da FAMOSP têm 760 horas, considerando os itens I e III (560 horas distribuídas em 200 horas de práticas curriculares integradas a 360 horas de disciplinas teóricas e 200 horas de estágio supervisionado (Grupo III), conforme distribuição a seguir:

Estágio Supervisionado[1] 200 horas
Práticas Curriculares 200 horas
Disciplinas online 224 horas
Encontros presenciais/remoto 136 horas
Total 760 horas

Documentação para matrícula

  • Diploma registrado da primeira Graduação (Licenciatura Plena);
  • Histórico Escolar final da primeira Graduação (Licenciatura Plena);
  • RG, CPF, Histórico do Ensino Médio, comprovante de residência, comprovante eleitoral, certidão de casamento ou nascimento, reservista (masculino).

Obs.: no ato da inscrição, o candidato que ainda não possuir diploma poderá apresentar, para ingresso no curso, o Certificado de Conclusão de Curso desde que conste nesse documento a data de sua colação de grau (obrigatoriamente já realizada). Vale lembrar que a validade desse certificado é de 1 ano após a data de expedição. Também é necessária a entrega do Histórico Escolar de Ensino Superior.

A expedição do Certificado de Conclusão de Curso, do Diploma de Segunda Licenciatura e do Histórico Escolar está condicionada à apresentação do Diploma da primeira Graduação.

[1] Estágio a ser realizado em instituições educacionais e na área do curso escolhido. Os professores com atuação de mais de um ano, poderá reduzir o estágio supervisionado em até 100h, de acordo com a Resolução CNE/CP de 20/12/2019.