Programa de Pós-Graduação FAMOSP

Programa de Pós-Graduação FAMOSP

O programa de pós-graduação na nossa faculdade é interdisciplinar, promovendo assim especializações de diversas áreas do conhecimento. Acreditamos que uma formação que dialogue com as diferentes esferas cientificas propiciará a formação de profissionais resilientes, capazes de acompanhar as constantes mudanças que o mundo vivencia atualmente.

Quais são os diferenciais da FAMOSP?

Ao contrário da maioria das faculdades, nossos cursos de pós-graduações estimulam a produção acadêmica e a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento. Apesar de atualmente não existir a exigência legal para realização de monografias e trabalhos de conclusão de curso, em nossa faculdade não abrimos mão da construção do saber! O exercício do desenvolvimento do trabalho acadêmico é elementar para conferir qualidade ao curso e forjar nos alunos o hábito do estudo e da análise crítica.

Nossa faculdade também estimula o exercício do estágio, muitas instituições de ensino negligenciam esta etapa da formação. Em nossa instituição preparamos o aluno para o mercado promovendo e enfatizando o exercício prático da formação ao longo do curso. Nosso programa de pós-graduação possui uma Clínica Escola própria onde são realizados atendimentos gratuitos e nossos alunos recebem a oportunidade de estagiar na própria instituição.

Portanto, na FAMOSP você não receberá apenas um diploma, vendemos a experiência do ensino como um todo na certeza de estarmos formando profissionais de qualidade para o mercado de trabalho.

Credibilidade da Instituição

A FAMOSP tem 55 anos de existência, e nosso programa pós-graduação hoje está vinculado a um grupo educacional que promove o ensino desde a educação infantil até a especialização após a graduação. A instituição possui polos por todo país e hoje certifica mais de 50 programas e cursos de pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento.

Porque fazer um curso de Pós-Graduação?   

 Atualmente o mercado de trabalho, em todos os seguimentos, exige profissionais especializados. A graduação é uma grande porta de entrada ao mundo profissional, contudo, no mercado de trabalho só se estabelece aqueles que se destacam da maioria.

Além de colocar seu currículo em outro patamar profissional, a pós-graduação também proporcionará aos alunos egressos a possibilidade de lecionar em cursos de graduação e de pós-graduação, ampliando suas possibilidades profissionais.

Um outro fator importante que deve servir de estímulo para a realização de cursos de pós-graduação é a reciclagem dos conhecimentos na área de formação do aluno. Vivemos em um tempo onde os conteúdos se atualizam continuamente, aqueles que não buscam uma atualização acadêmica certamente ficarão em desvantagem no mercado de trabalho.

Quais os tipos e pós-graduações que existem?

Basicamente existem cinco grandes modalidades de curso de pós-graduação:

  • Mestrado e Doutorado: Em nossa instituição não oferecemos essa modalidade de ensino, contudo, trata-se de um curso strictu sensu, voltado essencialmente para a área acadêmica. O mestrado é o intermediário entre a graduação e o doutorado. No mestrado o aluno deve dissertar sobre determinado tema, já no doutorado o aluno deve redigir uma tese autoral sobre o tema de sua escolha. Hoje em dia já existe a modalidade de Doutorado Direto. Em todos os casos tratam-se de cursos que exigem bastante dedicação do aluno.
  • Mestrado profissionalizante: Ainda é um curso strictu sensu, contudo, um pouco menos acadêmico do que o mestrado e doutorado regular. Também não oferecemos essa modalidade de ensino em nossa instituição.
  • MBA: Trata-se de um curso lato sensu essencialmente voltado para a rotina empresarial executiva. Nós oferecemos essa modalidade de curso que é profundamente relacionada com a prática administrativa de empresas e indicado para alunos que já atuam como gestores e/ou executivos.
  • Extensões e Aperfeiçoamentos: Tratam-se de cursos livres sobre determinada temática específica. São curso indicados para pessoas que precisam aprender ou se aperfeiçoar em determinados assuntos em curto espaço de tempo.
  • Especializações: São cursos lato sensu que otimizam os conhecimentos acadêmicos para o uso no mercado de trabalho. Não tratam de assuntos tão específicos quanto as extensões, os aperfeiçoamentos e o MBA, contudo, forma o aluno especialista em determinada área de formação, normalmente correlata a graduação do aluno.

Programa de Formação Especial da FAMOSP

Nosso programa de formação especial é especificamente voltado para profissionais da educação que precisam de uma licenciatura ou que desejam iniciar na área da educação. Muitas faculdades têm oferecidos essa nova modalidade de ensino, contudo, em nossa instituição, nós garantimos a qualidade do curso. Apesar de serem cargas horárias reduzidas, nós oferecemos de fato a formação do aluno na área educacional. A FAMOSP tem tradição no ensino da pedagogia e recentemente recebemos a autorização do MEC para abrir novos cursos de graduação em praticamente todas as licenciaturas das diferentes áreas de conhecimento. Portanto, somos nós mesmos que produzimos os diplomas das nossas licenciaturas, isso garante maior confiabilidade já que não dependemos de terceiros para validar os diplomas dos nossos alunos.

Nossos cursos de formação especial duram de 1 a 3 anos. O mínimo exigido pelo MEC são 12 meses, portanto não se deixem enganar com propostas de cursos que durem menos do que isso. A duração dos cursos dependerá do aproveitamento das disciplinas cursadas pelo aluno na primeira graduação.

Quais os tipos de formação especial que existem?

  • Equivalência pedagógica para bacharéis: indicado para profissionais que desejam lecionar no ensino fundamental II e no ensino médio em áreas especificas do conhecimento. Trata-se de um curso que aproveita a área de formação do aluno e proporciona a formação pedagógica necessária para o aluno lecionar na área de formação da sua graduação. O curso é regulamentado pela Resolução 2 de 2015. Nós na FAMOSP somos autorizados a certificar em as áreas de conhecimento. Ao final do curso o aluno receberá um CERTIFICADO de equivalência pedagógica na respectiva área do conhecimento.
  • Pedagogia para Licenciados: indicado para professores já licenciados que desejam obter um diploma de pedagogia. O curso aproveita as disciplinas na área de educação da primeira licenciatura do aluno e complementa com disciplinas próprias da pedagogia. Ao final do curso o aluno receberá um DIPLOMA com o grau de Licenciatura Plena em Pedagogia.
  • Pedagogia para Bacharéis: indicado para bacharéis e tecnólogos que desejam obter o título de licenciatura plena em pedagogia. O curso aproveita as disciplinas da graduação do aluno complementando com as disciplinas especificas da pedagogia. Ao final do curso o aluno receberá um DIPLOMA com o grau de Licenciatura Plena em Pedagogia.
  • 2º Licenciaturas: essa modalidade é indicada para professores que já lecionam em determinada área do conhecimento e gostariam de lecionar em outra (s) áreas de ensino. O aluno aproveita o currículo da primeira licenciatura e se forma nas disciplinas especificas da nova área de conhecimento que deseja atuar. Ao final do curso o aluno um DIPLOMA com o grau de licenciatura plena na área de conhecimento que o mesmo escolher.

Porque fazer um curso de Formação Especial?

Existem duas principais vantagens na formação especial, a primeira é que o aluno consegue eliminar disciplinas que já domina não só porque já aprendeu na graduação como também porque, em muitos casos, já atua na área como professor. A segunda vantagem é que em pouco tempo e com um investimento relativamente baixo o aluno conseguirá ampliar significativamente sua área de atuação profissional, o que com certeza configura-se em uma vantagem para os dias atuais.

Fale no WhatsApp
Dúvidas? Entre em Contato!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?