Sociologia

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SEGUNDA LICENCIATURA

Apresentação do curso

O Programa de Segunda Licenciatura do Grupo UniMozarteum destina-se a licenciar portadores de diplomas de licenciatura, formados na área ou em áreas diferentes do curso pretendido, a ampliarem seu campo de atuação como professores. Ao término do curso, o aluno receberá um diploma, obtendo o grau de licenciado no curso escolhido.

Se o seu talento está em ser professor da educação básica, é o que você vai encontrar no Grupo UniMozarteum a partir de uma missão educativa pautada na ética pessoal e profissional e nos valores humanos como ferramentas primordiais para o ensino da área escolhida e a sua importância no desenvolvimento cultural dos seus alunos.

A integralização do curso Segunda Licenciatura poderá ser a partir de 6 meses, a carga horária não difere. A Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020, a qual determina:

Art. 19. Para estudantes já licenciados, que realizem estudos para uma Segunda Licenciatura, a formação deve ser organizada de modo que corresponda à seguinte carga horária:

I – Grupo I: 560 (quinhentas e sessenta) horas para o conhecimento pedagógico dos conteúdos específicos da área do conhecimento ou componente curricular, se a segunda licenciatura corresponder à área diversa da formação original.

II – Grupo II: 360 (trezentas e sessenta) horas, se a segunda licenciatura corresponder à mesma área da formação original.

III – Grupo III: 200 (duzentas) horas para a prática pedagógica na área ou no componente curricular, que devem ser adicionais àquelas dos Grupos I e II.

Os cursos de Segunda Licenciatura do Grupo UniMozarteum têm 760 horas, considerando os itens I e III (560 horas distribuídas em 200 horas de práticas curriculares integradas a 360 horas de disciplinas teóricas e 200 horas de estágio supervisionado (Grupo III), conforme distribuição a seguir:

Estágio Supervisionado [1] 200 horas
Práticas Curricular 200 horas
Disciplinas online 224 horas
Encontros presenciais/remoro 136 horas
Total 760 horas

[1] Estágio a ser realizado em instituições educacionais e na área do curso escolhido. Os professores com atuação de mais de um ano, poderá reduzir o estágio supervisionado para 100 horas.

Documentação para matrícula

  • Diploma registrado de Graduação (Licenciatura Plena)
  • Histórico Escolar final de Graduação (Licenciatura Plena)
  • RG, CPF, Histórico do ensino médio, comprovante de residência, comprovante eleitoral, certidão de casamento ou nascimento, reservista (masculino)

Obs.: no ato da inscrição, o candidato que ainda não possuir diploma poderá apresentar, para ingresso no curso, o Certificado de Conclusão de Curso desde que conste nesse documento a data de sua colação de grau (obrigatoriamente já realizada). Vale lembrar que a validade desse certificado é de 1 ano após a data de expedição. Também é necessária a entrega do Histórico Escolar de Ensino Superior.

A expedição do Histórico Escolar, do Certificado de Conclusão de Curso e do Diploma de Segunda Licenciatura está condicionada à apresentação do Diploma de Graduação.

Programa de Formação Pedagógica para Não Licenciados

Apresentação do curso

O Programa de Formação Pedagógica para Não Licenciados do Grupo Educacional Mozarteum destina-se a habilitar portadores de diplomas de cursos de bacharelado e cursos superiores de tecnologia, formados na área ou em áreas diferentes do curso pretendido, a trabalharem como professores nas disciplinas do Currículo que integram os quatro últimos anos do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio, nos diferentes sistemas de ensino. Ao término do curso, o aluno receberá um diploma, obtendo o grau de licenciado no curso realizado, o que o permitirá atuar como professor nos níveis de ensino já mencionados.

A Formação Pedagógica para Não Licenciados poderá ser cursada em 6 meses ou em 1 ano, a carga horária não difere. A Matriz Curricular do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020, a qual determina:

Art. 21. No caso de graduados não licenciados, a habilitação para o magistério se dará no curso destinado à Formação Pedagógica, que deve ser realizado com carga horária básica de 760 (setecentas e sessenta) horas com a forma e a seguinte distribuição:

I – Grupo I: 360 (trezentas e sessenta) horas para o desenvolvimento das competências profissionais integradas às três dimensões constantes da BNC-Formação, instituída por esta Resolução.

II – Grupo II: 400 (quatrocentas) horas para a prática pedagógica na área ou no componente curricular, conforme tabela a seguir:

Estágio Supervisionado [1] 200 horas
Práticas Curricular 200 horas
Disciplinas online 224 horas
Encontros presenciais/remoto 136 horas
Total 760 horas

[1] Estágio a ser realizado em instituições educacionais e na área do curso escolhido. Os professores com atuação de mais de um ano, poderá reduzir o estágio supervisionado para 100 horas.

O Programa de Formação Pedagógica para Não Licenciados pretende formar profissionais com senso crítico e conscientes da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não-escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos.

O profissional, bacharel ou tecnólogo, que obtêm o diploma do Programa de Formação Pedagógica para Não Licenciados, poderá atuar como professor nos quatro últimos anos do ensino fundamental, nas séries do Ensino Médio, e na educação profissional em nível médio nos Sistemas de Ensino público e particular.

Documentação

  • Diploma registrado de Graduação (Bacharelado ou Tecnólogo)
  • Histórico Escolar final de Graduação (Bacharelado ou Tecnólogo)
  • Documentos pessoais
  • RG, CPF, Histórico do ensino médio, comprovante de residência, comprovante eleitoral, certidão de casamento ou nascimento, reservista (masculino)

Área do aluno – Manuais

https://famosp.edu.br/area-do-aluno-manuais/

METODOLOGIA

No contexto da sociedade do conhecimento e no mundo globalizado, o processo educacional ganha novos contornos e amplia suas fronteiras para as possibilidades de tempo e espaço, diante das possibilidades mediadas da educação a distância, bem como as diferentes oportunidades de territórios de ensino e aprendizagem.

A Educação a Distância (EAD) é um espaço em expansão tanto na educação formal quanto na continuada, ancorado na educação crítica, transformadora e cidadã, diante de um mundo onde a quantidade de informações circulantes é cada vez maior e, por isso, exigente de um novo perfil de indivíduo e de trabalhador.

Cada disciplina é composta por uma sequência didática, que funcionam como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem por meio de uma abordagem dialógica, que permite as interações, aluno/interface, aluno/conteúdo, aluno/professor e aluno/aluno, através de metodologias ativas de aprendizagens.

Cada unidade de aprendizagem é composta por conteúdos e atividades criteriosamente selecionados que viabilizam ao aluno um papel de protagonista no processo de construção do conhecimento.

As disciplinas de dividem em: Livro/apostila, Desafio, Infográfico, Vídeos e exercícios, além de materiais extras com indicações de artigos científicos, vídeos do youtube, portais, sites e obras publicadas. As avaliações terão como base a participação nos fóruns (murais) de cada conteúdo (20%), exercícios (20%) e Desafio (40%) e encontro presencial ou remoto (20%). Para ser aprovado na disciplina, deverá obter nota 7.

MATRIZ CURRICULAR

SOCIOLOGIA
Disciplina CH
Metodologia do Ensino da Sociologia 60
História do Pensamento Sociológico 60
Epistemologia das Ciências Sociais 60
Sociologia do Consumo e da Indústria Cultural 60
Sociologia Urbana e da Violência 60
Antropologia e Sociologia da Educação 60
Práticas curriculares (Base Nacional Comum Curricular (BNCC): história, concepção, currículo, política e referenciais pedagógicos) 200
Estágio supervisionado 200
CH TOTAL 760
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